Empresa
Partindo da capital do país, a empresa foi gerada a partir da experiência dos investidores no setor e da deteção de uma menor exploração do mercado na península de Setúbal. Verificaram-se tendências expansionistas motivado pelo desenvolvimento industrial – ex. VW AutoEuropa – e turístico com epicentro distrital na cidade que faz parte do exclusivo e invejado Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a que pertencem apenas três dezenas de enseadas oceânicas, como S. Francisco, nos Estados Unidos, e Mindelo, em Cabo Verde.
A região de Setúbal é servida por um dos maiores cursos de água com nascença em Portugal, e dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte. Com especial sensibilidade ecológica tem a única comunidade de golfinhos-roazes existente no país, esplêndidos na sua destreza e adaptabilidade. Este mesmo território apresenta importante dinamismo no sector automóvel (indústria) incluindo, nos anos 80 do século passado, a produção da marca portuguesa Sado, um veículo citadino quase percursor do atual e bem sucedido Smart fortalecido pelo Grupo Daimler (Mercedes-Benz, AMG, Fuso, Setra, etc.).
Com estes motes, a empresa surgiu assim precisamente com o nome Sado complementado pela palavra inglesa Rent usada para o rent a car ou car rental, i.e. aluguer de automóveis, rumando em mercados competitivos, com agilidade (teve no golfinho o seu símbolo) e com energia procurando o seu melhor posicionamento e gestão empresarial junto a empresas e particulares.
Serviço, Assistência, Dedicação e Oportunidade foi assim a divisa inicial da SADO Rent que com solidez e sucesso, e com os Serviços Centrais comandados em Lisboa, veio relevantemente a expandir-se justamente na Região de Lisboa e nas regiões adjacentes do Ribatejo e Alentejo. E a norte, mais precisamente na grande área metropolitana do Porto, passou depois igualmente a marcar presença estratégica.
Juridicamente optou-se durante vários anos manter a sede social na referida cidade da Costa Azul permitindo, com a derrama do IRC – Imposto sobre o Rendimento das pessoas Colectivas, beneficiar a comunidade local.
Com uma frota dinâmica (mais de um milhar de viaturas), clientes diversificados, núcleo duro de colaboradores e alicerçado know-how junto com visão de negócio, a Drivalia tem sabido merecer a confiança e reconhecimento de segmentos de mercado da Costa Oeste da Europa. Incluindo a repetida distinção como PME Excelência (quase caso único em termos de uma cadeia nacional de rent a car) pelo IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal, I.P.
Como consequência deste caminho de sucesso, em dezembro de 2021 iniciou-se uma nova etapa: a empresa foi adquirida passando a fazer parte da multinacional Leasys Rent, marca do portento grupo automóvel Stellantis (Peugeot, FIAT, Citroën, Opel, Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Maserati, Dodge,…). Cerca de meio ano depois, num processo de harmonização pelos vários países europeus, em termos de firma a designação passou a ser Drivalia Portugal, S.A. com o processo de rebranding a ocorrer posteriormente.
Com mais de ¼ século de existência – operando em vários segmentos desde o corporate ao lazer/turismo e tendo já passado por participações em modernos conceitos de car sharing e ride sharing/hailing – a empresa aborda o mercado com uma moderna visão de mobilidade automóvel 360°: SADORENT Serving Automobility for Due Optimization.
