Odivelas
A origem do nome Odivelas está como o nome de tantas outras freguesias e concelhos de Portugal, envolto numa lenda que tem perpassado pelos séculos. A propósito do nome desta cidade, conta-se que D. Dinis tinha o hábito de deslocar-se à noite a Odivelas ao Mosteiro de S. Dinis e certa noite, sabendo a rainha do que se passava resolveu esperá-lo e quando o rei fazia o seu percurso para o encontro, a rainha interpelou-o e eis que proferiu as seguintes palavras: "- Ide vê-las senhor." Pelo que, segundo a lenda, a expressão "Ide vê-las", por evolução, terá dado o nome a Odivelas.
Integrado na Área Metropolitana de Lisboa, o Concelho de Odivelas faz fronteira com os Concelhos de Loures, Sintra, Amadora e Lisboa. O concelho é formado por uma extensa várzea que se estende desde a Pontinha até à Póvoa de Santo Adrião, passando por Odivelas e Olival Basto. O restante território é formado por colinas, a que os habitantes chamam serras, e que se separam entre si por vales. Aqui e ali, vislumbram-se ainda alguns pinhais e pequenas hortas, um ou outro rebanho de ovelhas. Caneças é a freguesia que mantém mais características agrícolas. Os agricultores desta terra dedicam-se ao cultivo em estufas ou viveiros, principalmente de flores e plantas ornamentais.
Pela sua localização na denominada "zona saloia" - historicamente constituída pela zona de campo, às portas da cidade de Lisboa, caracterizada pelo seu caráter produtivo, mas também pelo seu caráter de lazer, devido às suas características ambientais, como as águas e os pinhais de Caneças, entre outros -, o Concelho de Odivelas tem uma tipicidade gastronómica desta zona que vale a pena experimentar.
E na «doçaria conventual», assim intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos mosteiros a partir dos finais do Séc. XX, o Convento de Odivelas foi, sem dúvida, um dos que mais contribuiu para a doçaria de Portugal. As suas especialidades em confeitaria e doçaria, fabricadas pelas freiras bernardas fizeram tradição. Destacam-se a célebre Marmelada de Odivelas, os Suspiros de Amêndoa, as Raivas, os Tabefes, os Esquecidos, o Toucinho do céu, entre outros.
No concelho de Odivelas não faltam locais de Interesse tais como o Aqueduto das Águas Livres, o Centro Cultural Malaposta, a Estação Arqueológica da Serra da Amoreira, diversas belas fontes (Fontainhas, Piçarras, Castelo de Vide, Castanheiros, Passarinhos), o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo ou também vários Núcleos Museológicos (Antas das Pedras Grandes, Moinho da Laureana, Moinhos das Covas).
(fonte: www.cm-odivelas.pt)
Estação Drivalia Odivelas
+351 219 332 543
(Chamada para rede fixa/móvel nacional)
odivelas@drivalia.com
+351 21 781 82 91*
*Número central de telefax.
Ver detalhe