Parede
Parede foi uma freguesia portuguesa integrada no concelho de Cascais, no Distrito de Lisboa e na antiga província da Estremadura. Pertence à comarca (tribunal) de Cascais e Diocese e região militar de Lisboa.
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Carcavelos, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Carcavelos e Parede com a sede em Carcavelos.[1]
Esta vila tem uma área de 3,6 km², distando 6,5 km da sede do concelho e 12 km de Lisboa.
Fez parte da freguesia de São Domingos de Rana até 1953. Desde essa data é autonomizada enquanto circunscrição administrativa, integrando parte dos lugares de Buzano, Junqueiro, Madorna, Murtal, Penedo e Rebelva. Os seus limites foram estabelecidos pelo Decreto-lei n.º 39208 de 14 de Maio de 1953.
Parede está limitada a Sul pelo Oceano Atlântico (Baía de Cascais), a Nascente pela freguesia de Carcavelos, a Norte pela freguesia de São Domingos de Rana e a Poente pela freguesia do Estoril.
Parede localiza-se entre as seguintes coordenadas geográficas: 38º 41' 42" Norte; 09º 21'36" Oeste.
Parede tem estatuto de vila.
A sua grande atracção são as praias, as quais, com um clima excepcionalmente rico em iodo, são ideais para quem tem problemas de ossos e procura tratamento. Bem a propósito estão localizados dois dos melhores hospitais de ortopedia da Europa. Mesmo ao lado, é possível desfrutar dos prazeres do sol português na praia das Avencas.
(fonte: Wikipedia)
Estação Drivalia Parede
+351 210 175 746
(Chamada para rede fixa/móvel nacional)
parede@drivalia.com
+351 21 781 82 91*
*Número central de telefax.
Ver detalhe